quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Gregório Marin Preciado: a liberdade no Brasil

Este blog traz depoimentos sobre a vida do empresário Gregório Marin Preciado. Estes é mais um relato de como os imigrantes ajudaram a construir um novo Brasil, baseado em valores como trabalho duro, dedicação, lealdade, amor ao país e respeito à família e as tradições do país.

Os longos interrogatórios mensais na polícia, no entanto, lhe foram envenenando o espírito sempre rebelde, contestador. Ele não aceitava se dobrar e perder seus sonhos de uma sociedade e um mundo melhores. Decidiu, então, buscar a liberdade em terras que lhe poderiam devolver os sonhos. Ficou em dúvida entre a Venezuela e o Brasil. O destino nos trouxe ao Brasil.

Chegamos em Santos em 20 de abril de 1952. Vínhamos com a casa nas costas, inclusive as camas, descobrir o Brasil. Não havia ninguém nos esperando. Tínhamos deixado para trás uma vida confortável por causa de um ideal de um mundo melhor.

Na primeira noite, acabamos dormindo no bairro de Vila Formosa, em São Paulo, na época completamente descampado. Havia somente a Igreja Matriz, com um campanário maravilhoso, e grandes quintais onde moravam várias famílias, com um poço de água coletivo e moradores simples. Perto, havia vários campos de várzea para o futebol.

Eu tinha entre 8 e 9 anos e esta experiência me marcou. Gosto do ser humano em si. Convivo com todos e extraio ensinamento diários. É a busca continua da humildade e da integração com o ser humano, independente da origem, classe social, cor, etc.

 

2 comentários:

Unknown disse...

Já faz algum tempo que eu queria agradecer ao Gregorio as oportunidades que ele me proporcionou, mas eu não sabia como fazê-lo. Acho que agora chegou o momento:
Obrigado Gregorio. Obrigado por me ensinar logo aos 26 anos as bases do empreendedorismo quando ainda esta palavra mal era usada. Você foi um dos mestres que me fez acreditar que eu seria capaz de vender máquinas, fazer negócios internacionais e falar outra língua. Sempre me encorajou a ter iniciativa me dando liberdade para viajar, participar de feiras e o mais importante: ver como você trabalhava. Tive grandes ensinamentos escritos por você em guardanapos de restaurantes!
Os intensos negócios de hoje entre o Brasil e a Espanha são em grande parte frutos das sementes que você plantou ainda jovem com seu infinito entusiasmo. Isso é algo do qual você deve se orgulhar de verdade.
Gregorio, você e sua grande família sempre me acolheram com muito carinho. Além do trabalho, desfrutamos festas inesquecíveis. Violão, musicas e muita piada. Desejo a todos vocês vida longa e feliz.
Você é um espírito do bem. Que Deus o ilumine e aos seus também. Conte comigo para o que for preciso. Um forte abraço...Vasco

Unknown disse...

Vasco, muito obrigada pelo depoimento que você fez ao meu irmão!! são pessoas agradecidas como você que dá vontade de continuar lutando, e esquecer as grandes injustiças por muitos praticadas. quantos guardanapos escritos!!! e quantos ensinamentos sairam deles mesmo!!A capacidade dêle de trazer tantos negocios entre Brasil e Espanha, sempre me encheram de orgulho! O Gregorio não teve uma vida fácil, nada foi colocado de graça em suas mãos, êle foi atrás e conseguiu ser um vitorioso!! e continua lutando até agora!! Obrigada mais uma vez Vasco pelo seu depoimento!!! Você tambem é muito querido pela família!!
Clarisa