quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Gregório Marin Preciado: Embraer

Este blog traz depoimentos sobre a vida do empresário Gregório Marin Preciado. O post de hoje está  focado na empresa Gremafer.


Face a esta nossa experiência de sucesso, pois fomos capazes de trazer um grupo investidor com tecnologia da Espanha, recebemos outro pedido da Embraer. A Embraer na época estava mal, com quase 13.000 funcionários, sem um produto com foco no futuro, pois o Brasil estava declinando no mercado regional americano que exigia um Jet.

A Embraer não tinha recursos para o desenvolvimento do novo avião e primeiro jato brasileiro (a Embraer não tinha sido privatizada), os “players”, fornecedores até então não confiavam na Embraer e no novo projeto. Para a Embraer faltava o projeto das asas que tinha que ser desenvolvido a fundo perdido, no risco (aprox. US$ 150 milhões).

Consegui trazer para esta fantástica aventura, hoje reconhecida em nível mundial, a Gamesa de Vitória – Espanha apoiada pelo Governo Vasco da Espanha. Esta empresa trabalhou junto a Embraer e teve coordenação de figuras históricas da aeronáutica brasileira: Engº Ozires Silva, Engº Juarez Wanderley, Engº Ozílio Carlos da Silva, Engº Garcia, Engº Satoshi Yokota, Engº Fredy Curado, Engº Wilmar e muitos outros.

Coordenada pelo Engº Joaquim Augusto Sanches Pereira, da Gremafer, desenvolvemos o projeto das ASAS com investimentos de risco de mais de US$ 100 milhões.

A Gremafer, além de já ter conseguido trazer o investidor no risco puro para as ASAS, contratou sob sua responsabilidade dezenas de profissionais do setor aeronáutico, muitos desempregados e que junto com as famílias foram morar em Vitória – Espanha. Alguns até hoje ainda moram lá e ainda trabalham na Gamesa. Este maravilhoso projeto durou dois anos. A história, após isto todo o Brasil conhece e o mundo aeronáutico mundial reconhece.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Gregório , agradeço a honrosa citação que fazes a meu nome na condução do projeto de desenvolvimento das ASAS do EMB - 145 . Se me permites adicionar mais informação histórica , é importante rememorar que em que pese a então GAMESA fosse uma próspera empresa de multiplos setores, a mesma não tinha nenhuma experiência anterior no projeto e fabricação de estruturas aeronauticas . Foi deste desafio a partir da base tecnológica e conhecimento dos profissionais Brasileiros de Aeronautica , que nasceu uma próspera e hoje consolidada industria de componentes aeronauticos na região Vasca - Norte da Espanha . Se me remeto ao passado ,e às condições de entorno que envolveram êste projeto , sigo ainda custando crer , como foi possivel superar tantos desafios e adversidades , mas , a resposta simples a esta questão está na força e convicção de um conjunto de pessoas , que acreditaram que aquele paradigma poderia ser quebrado , desde que as pessoas confiassem na atitude das outras de forma canalisar toda a criatividade , energia humana e profisionalismos existente , num unico vetor , que redundou na construção do primeiro jato Brasileiro , projetado e construido pelo mundo , rompendo hoje a marca histórica de mais de 1000 aviões construidos ,e performance operacional e de segurança , inquestionaveis.
Sua participação e discernimento pessoal nas negociações , e da Gremafer na estruturação das operações Brasileiras deste projeto, foram essenciais para êste sucesso.
Meu reconhecimento e agradecimento a esta oportunidade , aproveitando pra mandar um abraço carinhoso a você , Bidu , Clau e Ju , pras "mamas" Concepcion e Tereza.
Joaquim