sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Gregório Marin Preciado - reuniões de família & democracia

Este blog traz depoimentos sobre a vida do empresário Gregório Marin Preciado. Este é mais um relato do empresário e aborda a história de sua família no Brasil. 


Serra estava no exílio quando comecei a viajar por causas dos meus negócios. Encontrei-o em Nova York, em Ithaca – Cornell University. Conheci brasileiros exilados, alguns hoje expoentes na política. Serra voltou do exílio sozinho. Monica e filhos ficaram nos EUA e ele morou em casa durante quase um ano. Nesse período, em inumeráveis reuniões noturnas, nasceu o germe da transição, da volta à democracia, começou a organizar-se o MDB, com Ulysses Guimarães, FHC, Franco Montoro, Almino Alfonso, José Gregori... todos os economistas que estiveram envolvidos em todos os planos econômicos contemporâneos do Brasil (João Manuel e sua esposa, Belluzzo, a economista Conceição Tavares e o Sérgio Motta, o "Sergião").

Ganhamos as eleições em São Paulo e participei ativamente de quase todas as campanhas. Graças a essas amizades, os saudosos e queridos Franco Motoro e Ulysses Guimarães me indicaram para o Conselho de Administração do Banespa. Luís Carlos Bresser Pereira aprovou o meu histórico e indicação. Permaneci nos dois primeiros anos, ao longo do mandato do Bresser como presidente do banco. Quando Fernando Milliet assumiu o cargo, fui confirmado no cargo para mais dois anos, por minha conduta ilibada.

Nenhum comentário: